Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Obediência

Bruno Elias Menezes

Dou aula na Escola Biblica Dominical de minha Igreja para os jovens. Estamos estudando a bíblia por estruturas e temas principais. Na semana passada falamos sobre o Pentateuco. Quando estava preparando a aula ao passar pelo Livro de Levítico deparei-me com algo muito interessante que creio ser importante neste momento.

Levítico 25.35 diz assim: "se teu irmão empobrecer e suas forças decaírem então sustentá-lo-ás"; o verso 39, "Também se teu irmão empobrecer, estando ele contigo e vender-se a Ti, não o farás servir como escravo" Depois no capítulo 26.3 ele diz "Se andares nos meus estatutos e seguirdes os meus mandamentos... então vos dareis chuva no tempo certo".

Observando este texto me perguntei porque ele deixa para falar de pobre e escravo no fim do livro e depois fala da odediência? Creio que por um motivo simples. O povo tem facilidade em despresar o pobre e o trabalhador (escravo). O texto afirma que se teu irmão passar por necessidade você deve sustentá-lo. A idéia de irmão no A.T. é qualquer um que fazia parte da nação de Israel. Hoje quem é a nação de Israel? Somos todos nós que fomos salvos pelo sangue de Cristo!

Deus nos chama a obedecer. Obedecer sustentando nosso irmão que passa por dificuldade. Na rua nas últimas semanas estão acontecendo conversões, como vamos sustenta-los? Pois agora eles são nossos Irmãos! Termino mostrando o que acontece quando não obedecemos!

"Mas se não me ouvirdes... se rejeitardes os meus estatutos... então, vos farei isso: porei sobre vós terror..." Lv 26. 14a, 15a, 16a.


gentilmente escrito para a SEARA URBANA

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Porque Sofremos ?

Alexandre Magno

Quando não temos mais a quem recorrer, não temos mais lugares seguros e nossas "armas"tornam-se ineficazes, então sofremos.Ficamos à mercê da angústia, da depressão, tornamo-nos vulneráveis, débeis.Sofremos por não buscarmos a exata dimensão das coisas que DEUS, de antemão, preparoupara nós, que recebemos a "exoucia" ( autoridade ) de chamá-lo de pai.

Sofremos por não agarrarmos a excelente dádiva de, mesmo não merecendo, sermos tratados como filhinhos muito amados.Inúmeras vezes gastamos tempo precioso morrendo de pena de nossa vidinha espiritual rasa, pouca e esperamos que outros, com sentimento igual, façam o mesmo, e consolemo-nos numasimbiose às avessas.Sofremos ainda por não entregarmos toda a nossa vida, sem reservas ou imposições ao DEUS que tudo pode.

Temos desperdiçado nosso tempo, preocupados com a solução de assuntos que DEUS já tirou de nossas mãos.Temos sofrido, acusamo-nos com pecados que já confessamos e que já foram pagos, na cruz.Acostumamo-nos a nos aproximar de DEUS com dores que não são mais nossas. Sofremos; somos um povo de coração embrutecido e desacostumado a perdoar, e o que épior, desacostumados com a certeza do perdão liberado na cruz; somos incrédulos quando oassunto é perdão.

Só que não dá prá jogar na vala do esquecimento, tudo que ouvimos, vimos e vivemos acercado jugo suave e do fardo leve.A nós, povo de DEUS; a despeito da placa que enfeite nossos templos, não é permitido sofrerde maneira tão irresponsável.Seja feliz, seja perdoador, seja livre, viva livre, só prá DEUS.

Em JESUS,
Alexandre Magno

Alexandre Magno é obreiro da Missão Vida
Uberlândia/MG
http://www.mvida.org.br/

Gentilmente escrito para o blog da SEARA URBANA