Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

NATAL DA FAMÍLIA SEARA URBANA

Mateus Feliciano
Coordenador

No dia 25 de Dezembro de 2007, a Seara Urbana fez uma ceia na rua na pça do Fórum na Av. Fco Glicério.
Contamos com doações de varias igrejas e empresas que colaboraram nesta ação doando macarrão, molho de tomate, salsicha e refrigerante.

Durante este dia, alguns moradores de rua ficaram com o pessoal da Seara arrumando as coisas para a ceia. Foi ótimo ter o Marcus e o Gustavo conosco.Creio que eles também gostaram muito.
Nós tínhamos calculado preparar em torno de 50 refeições, pois achávamos que as doações seriam suficientes só para isto. E mandamos ver na cozinha, ou melhor dizendo, as meninas da Seara. Nós os HOMENS, ficamos na retaguarda caso precisassem de alguma coisa. Sabem como é, coisa de Homem. rs

Então a comida ficou pronta e juntamos todo o pessoal da Seara para irmos para a rua. Fizemos uma roda de mãos dadas e oramos ao nosso Deus por intermédio de Jesus, pedindo a direção Dele para tudo o que fosse acontecer. Saímos em 4 carros para a rua.

Chegamos lá na pça da Igreja Matriz de Campinas que fica na 13 de Maio com a Av. Fco Glicério, onde vamos habitualmente fazer o nosso trabalho as sextas feiras. Mas estava tendo uma missa na igreja católica e como íamos fazer um culto, achamos melhor ir para um pça que tem mais embaixo, pra evitarmos conflito e não parecer que estávamos provocando algo. Como diz o nosso manual de instruções (Bíblia), "...sede prudentes..."

Entramos nos carros e nos dirigimos para a outra pça. Entramos com os carros na pça do Fórum juntamos todo o pessoal. Tanto os voluntários da Seara Urbana, como os moradores de rua. Fizemos uma oração de agradecimento a Deus por aquele momento tão especial que Ele estava nos proporcionando. E depois liberamos o rango !

Não fizemos marmitex, pois há alguns riscos de alguns venderam a comida, outros podem jogar fora e etc. Optamos por servir a macarronada em pratos descartáveis. Assim, todos eles pegavam a comida e ficavam por ali mesmo, próximos de nós.

Foi uma festa.Ficamos lá umas 3 hrs cantando, orando, trocando idéia, conversando, brincando, fazendo malabares, teve de tudo junto com os moradores de rua. Como já fazemos este trabalho alguns anos, eles conhecem a gente pelo nome e nós também os conhecemos pelo nome. Parecia reunião de família.

O Gustavo falou que em 31 anos de vida, ele nunca tinha passado um Natal tão feliz e tão família. Ele falou que estava sentindo uma alegria tão grande que nenhuma droga jamais tinha proporcionado. O Marcos comprou um cartão de Natal e escreveu uma mensagem para a Seara. Muito bonito.

Estava um clima muito bom. Que só poderia vir de Deus.
De voluntário da Seara tinha umas 40 pessoas. Foi muita gente ajudar.
No final Deus multiplicou a comida e servimos + de 100 refeições.

Percebemos que em outros lugares ali por perto também estava tendo distribuição de comida. Mas achamos uma pena, pois era somente distribuição de comida mesmo.
Nestes anos de Seara Urbana, Deus nos tem transformado pela renovação da nossa mente e hoje compreendemos que os moradores de rua e todas as pessoas excluídas da Sociedade não necessitam de caridade social, mas sim do que todo ser humano precisa, de amor.

A rua não é zoológico e os moradores de rua não são animais, onde vamos lá para alimenta-los e irmos embora sem nos “contaminar”. São gente como a gente. Não podemos simplesmente passar por eles e por pena dar uma moeda e dizer: - "Deus te abençoe".
Precisamos viver como Cristo viveu. Distribuindo e doando amor, perdão e salvação.

A Salvação não depende de nós, mas o amor é de nossa responsabilidade.
O que mais vale a pena na vida do que adorar a Deus. Com nossas vidas e com tudo o que somos.
Se há algum "espírito de Natal", este espírito é o Santo, que veio de Deus pra ser testemunha de Jesus.

Que não somente o natal mas em todos os dias, possam ser vividos no verdadeiro Espírito e pra quem merece toda glória: JESUS !

domingo, 27 de dezembro de 2009

OUÇA

Leia Baldassari

"Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração." (Oséias 2.14)

O Senhor quer falar conosco! Um verdadeiro filho de Deus aceita e não se irrita quando o Senhor repetidamente coloca diante dos seus olhos um sinal vermelho de alerta: "Pare! Descanse um pouco!" "Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus". Em outras palavras: "Medite!" Oh! Essas horas abençoadas e solenes aos pés de Jesus! A impaciência diante das circunstâncias exteriores e diante das pessoas mostra o quanto somos incapazes de nos aquietarmos interiormente diante do Senhor. Quanta paciência temos? Tanta até ao momento em que necessitamos dela! Mas a Bíblia fala de termos paciência com alegria. No versículo acima, lemos que o Senhor leva seu povo ao deserto a fim de falar-lhe ao coração. No deserto tudo é silêncio: "...e a diligenciardes por viver tranqüilamente". Só assim conseguimos chegar ao Santo dos Santos. Você tem paciência para isso? Seja bem honesto: você não sente uma grande vontade de trabalhar e fica cheio de energia bem no momento em que se põe a orar? Quanto tempo você esteve hoje na presença de Deus em oração? Será que você se calou em seu interior para que Deus de fato pudesse falar com você?

Permita que esta palavra de Deus sirva como um sinal de alerta, pois Deus quer falar com você. A agitação será afastada, e você começará o dia como uma pessoa que está acima das circunstâncias.

"Guardo no coração as tuas palavras para não pecar contra ti." (Salmo 119.11)

Guardar a Palavra do Senhor é o único meio de ficarmos imunes às tentações que Satanás lança em nosso caminho para nos fazer cair. É a Palavra fiel do Senhor, guardada em nossos corações, ocupando nossas mentes e influenciando todas as nossas atitudes cotidianas que fará com que possamos ficar firmes em uma época que parece tão propícia para nos afastarmos do Senhor.

"...As palavras que eu vos tenho dito, são espírito e são vida." Essa passagem bíblica nos proporciona toda a plenitude de Deus, pois Cristo mesmo é o Verbo feito carne, e "nele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade." O profeta Ezequiel foi desafiado a comer a Palavra.

Cada vez que comemos do pão que o Senhor nos dá, como em Rute 2.14 "...ela comeu e se fartou, e ainda lhe sobejou", nos sentimos saciados e fortalecidos espiritualmente, assim como nos sentimos fisicamente bem depois de uma farta refeição. Somos preenchidos com a verdade do Senhor, que Cristo nos revela através da Sua Palavra. Nosso coração encontra paz através das palavras de Jesus, pois Ele mesmo é o alvo de nosso amor e de nossa ansiedade. Nossa esperança é satisfeita, pois em que outro deveríamos esperar senão naquele que nos fala? Que coisa maior poderíamos desejar, nós que somos tentados, do que nos voltar para a Palavra de Deus, a fim de termos mais de Cristo?

"Descansa no Senhor e espera nele." (Salmo 37.7)

A pessoa que em seu coração sempre se deixa influenciar de um lado para outro porque não consegue lançar todas as suas preocupações sobre Deus também não consegue esperar pelo Senhor de maneira adequada. Por favor, se aquiete e faça calar agora todas as outras vozes de seu interior; não ouça mais o que elas lhe dizem! Se somos pessoas muito emotivas, temos uma certa facilidade em desviar nossa atenção do alvo que é esperar pelo Senhor. Se você realmente virou as costas aos falsos deuses e resolveu servir ao Senhor, você nem consegue viver de outra maneira que não seja esperando pelo Senhor. Será que não é hora de você se afastar aqui e agora de tudo aquilo que obscurece a sua espera pela volta de Jesus? Só temos um curto prazo, pois o Senhor muito em breve virá. Todas as manifestações que acompanharão o juízo de Deus sobre esta terra já se fazem presentes. Tudo ao nosso redor se encontra em um processo de transformação.

E, em meio a essa situação, o Senhor nos exorta com a maior seriedade em 2 Pedro 3.11: "Visto que todas essas cousas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade."

João nos exorta para o mesmo comportamento usando outras palavras: "Filhinhos, agora, pois, permanecei nele, para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e dele não nos afastemos envergonhados na sua vinda.

Gentilmente escrito para a SEARA URBANA

sábado, 19 de dezembro de 2009

Inimigo Íntimo

Mateus Feliciano
Coordenador da SEARA URBANA

JESUS: - "Vocês ouviram o que foi dito: Ame ao teu próximo e odeie o seu inimigo. Eu, porém, digo a vocês: Ame aos seus inimigos e orem por aqueles que perseguem vocês. Para que vocês se tornem filhos do vosso Pai que está nos céus." - Mateus cap.5 vers.43, 44

Quem são os nossos inimigos ?
As vezes nós até achamos que não temos inimigos. Pensamos que são aqueles que declaradamente nos dizem que somos seus inimigos. Mas e aquelas pessoas que temos dificuldade de relacionamento, pois as achamos que não são muito boas e que não gostam de nós... será que no fundo, no fundo podem ser consideradas nossos inimigos inconscientes?

No nosso trabalho isto é muito presente em nossos relacionamentos. Será que se não trabalhássemos com essas pessoas, elas seriam nossas amigas em outro ambiente ?
Quem somos nós para julgarmos quem é bom e quem é ruim?
Assim como Deus aceita a todos nós, e nos ama incondicionalmente, nós deveríamos fazer o mesmo... pelo menos tentar.

Fico pensando se Deus nos julgasse antes de se relacionar conosco, ou reparasse em nossos erros antes de nos amar. Se toda vez que não déssemos atenção para Ele, Ele desistisse de nós. Se todas as promessas que não cumpríssemos, Ele espalharia pelo mundo inteiro quem somos nós. Como nós fazemos isto nos nossos relacionamentos com todos não é mesmo ?
Ainda bem que Ele é um Deus de amor incomparável e de impossível compreensão para nós.

Jesus deixa esse exemplo e toda sua vida. Foi chamado de beberrão e comilão, pois eles sempre estava entre estes que eram considerados mal e inimigos da sociedade que se dizia justa.

Que Jesus nos molde o caráter, não para que nós identifiquemos os nossos inimigos, mas para nós aprendermos a ama-los.

Convido a todos a exercitarem este amor de Jesus com os nossos amigos da rua.

domingo, 13 de dezembro de 2009

EXPERIÊNCIA DE UM GUERREIRO

Marcelo Guerreiro
Vice-Presidente da Seara Urbana

No capítulo 34 verso 18 de Salmos diz:“perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os contritos de espírito”.

Algum tempo atrás vivenciei uma experiência dentro da Seara Urbana, de um jovem casal de uma cidade do estado de Minas Gerais que estava a pouco mais de uma semana nas ruas de Campinas e devido aos reveses que acontecem na vida, seus recursos financeiros esgotaram e foram parar nas ruas. Aliás, vemos pessoas nas ruas por diversos motivos; que vai desde um problema familiar aos vícios desenfreados. E quando olhamos para dois jovens, bonitos e saudáveis morando na rua, a pergunta que vem em nossa mente é: Como chegaram a uma situação dessas?

Muitas vezes nos sentamos no chão para conversar com as pessoas e por termos ouvido muitas histórias, muitos casos e mentiras, ter levado muitos canos, não nos sensibilizamos mais com qualquer tipo de conversa.
Ainda viciado em perigos religiosos e com meus prejulgamentos e preconceitos religiosos, Deus me colocou ali junto deles. Creio que não só trabalhar na minha, mas na vida da minha família e igreja e quebrar as barreiras religiosas e sociais que ainda existiam.

Tivemos o privilégio de passar um fim de semana com esse casal e foi uma experiência marcante para nós. E da mesma maneira que Deus trabalhou em nossas vidas, operou na vida deles também, trazendo um renovo espiritual, um desejo maior de eles buscarem a Deus e andarem nos seus caminhos. E como conseqüência ganharam também uma passagem de volta para seu lar e voltarem ao afago de seus familiares.

Desde que conheci esse casal via sinceridade na suas vidas. Não que eu tenha deixado me levar pela emoção, que é algo que geralmente as pessoas que estão nas ruas usam muito a seu favor, principalmente quando percebem que conseguiram sensibilizar o ouvinte, pois muito deles são muito bons de conversa. Mas algo inexplicável aconteceu. Senti paz e convicção no meu ser e pela fé senti que Deus ia fazer algo. Deus estava falando em meu coração.

Creio que não só na igreja mas até nas ruas com pessoas muitas vezes desacreditadas pela sociedade e desprezadas pelos homens, podemos ter experiências e mensagens que muitas vezes não ouviríamos num banco de igreja. Foi uma experiência quebrantadora. No começo pensei:
- será que Deus está ali?
A bíblia diz que Deus habita com o abatidos de coração e não em templos feitos por mãos humanas. Ele se faz presente com os pobres, os abatidos, os tristes, com ricos afinados e bem vestido.

Que nossos corações possam se tornar mais de Cristo e menos do ego.
Busque a Deus independente do lugar.