Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de março de 2010

VASOS DE BARROS

Mateus Feliciano
Coordenador

"Porém nós que temos esse tesouro espiritual somos como vasos de barro para que fique claro que o poder supremo pertence a Deus e não a nós." - 2 Coríntios cap.4 vers. 7

Hoje em dia percebemos muitas pessoas que não querem ser vasos de barro mas de porcelana, de ouro e etc.

Quando entregamos nossa vida a Jesus, Deus nos enche com o Espírito Santo, pois um dia nosso coração estava mole como o barro, e Deus pode moldar de acordo como Ele quis. Um desafio é continuar com o coração mole, com a vida mole, para que Deus possa continuar nos moldando, nos tornando vasos maleáveis à ação Dele. Corações duros não podem ser moldados.

Os resultados do caráter de um Cristão começam a ser notados por todos que vêem aquele “vaso”. Na sua maneira de tratar as pessoas, em como se trabalha, as coisas que fala, como age e etc. O mundo está sedento por amor e por pessoas de bom caráter e que invistam em gente, que as amem, que se preocupem com elas. E quando se percebe que as pessoas notaram a diferença em um Cristão, é bom sabermos quem é que faz o vaso ser tão notado. Dar o valor a quem realmente fez algo por nós e não nos iludirmos que somos capazes de só por nós sermos melhores.

Se um vaso é bonito e quer aparecer, ele vai viver de aparência e servir de enfeite. Mas se ele é de barro e reconhece isto humildemente, o seu valor não vai ser de aparecer e de ser um mero enfeite. Mas de ser um vaso útil, onde possa servir a todos que precisem dele. Muitas são as pessoas que vivem das aparências. Não tem dinheiro pra comprar um carro, mas financiam um carro caríssimo em centenas prestações para ter algo do que mostrar de bom para os outros, já que sua vida é vazia e não tem nada de bom para oferecer.

Alguns tentam encher a si mesmos (vasos) com dinheiro, bons empregos, cursos superiores e outros ainda com bebida, drogas e etc. O vaso até que está cheio, mas o que se tem nele não traz beneficio nem pra si e nem pra quem esta ao seu redor.E nada consegue fazer com que aquele vaso fique satisfeito e que as outras pessoas dêem um valor especial a ele.

Mas quando se enche de Jesus, o vaso se torna útil para todas as pessoas que se tem contato. Pois Jesus é o tesouro maior que alguém pode ter. Ele não prejudica o vaso, ao contrário, ele faz com que o vaso se torne a cada dia alguém muito especial. E ainda se torna útil a todos os que o cercam com seu modo de tratar, falar, agir, amar...

Mas também não adianta sermos vasos de barro e acharmos que somos de porcelana. Vaso do Paraguai rapidamente é descoberto.

Oro pra que a vida de todos que servem a Jesus Cristo, possam ser como um vaso de barro humilde e aparentemente sem valor, mas com Jesus “dentro” que torna o vaso o bem mais precioso para os céus e para a humanidade. É o maior bem que se pode ter.

Convido a todos a serem vasos nas ruas de Campinas, para que aqueles moradores de rua possam ser motivados a terem um tesouro tão precioso que é Jesus.

sábado, 20 de março de 2010

CRISTIANISMO E CULTURA

Maurício Montagnero

Devemos que entender que o cristianismo é uma religião que não simplesmente oferece um plano de salvação para uma vida após a morte, mas, sim, como uma religião que abrange a totalidade do individuo até o social e da religião até a cultura.

Quando Deus criou o homem juntamente criou o ambiente. E deu um imperativo ao homem, que podemos ver como um “mandamento cultural” (Gn 1.26 – 30). Porém, quando o homem se rebelou contra Deus, o ambiente, ou seja, o aspecto cultural que estava em volta do homem foi prejudicado (Gn 3.14 – 19). Essa rebelião trouxe dano ao homem e às suas obras.

Agora só há uma maneira de a cultura ser levantada de novo, que é se converte - lá ao Criador novamente. Mas como isso é possível? Em Mt 28.18 – 20, Jesus deu uma ordem aos seus discípulos. Interessante notar que no original grego a ordem não é “fazei discípulos”, mas, sim, “discipulais as nações”, ou como coloca a Bíblia de Jerusalém “fazei que as nações se tornem meus discípulos”. Antes de continuar devemos que entender que nação não é simplesmente um território, mas, também é povo, tribo, língua e raça. Ou seja, uma cultura/sociedade pode ser considerada uma nação. E o nosso dever diante do texto citado é discipular a cultura, ou seja, ensinar os princípios bíblicos e a cosmovisão visão cristã para determinada cultura.

Destaco o que eu escrevi por último. A igreja de Deus deve ensinar sua cosmovisão para a cultura que está inserida, para uma transformação. Pois a forma de como vejo o mundo influencia como vivo nele. Por exemplo, dois povos têm uma visão diferente sobre a terra da palestina. Um acredita que a terra é maldita, quando o outro acredita que ela é abençoada. A parte da terra que pertence ao povo que acredita que ela é maldita está em caos e em plena feiúra. Agora a parte da terra que pertence ao povo que acredita que ela é abençoada está prosperando e a terra está bonita. Visões diferentes de mundo para uma mesma terra, com isso houve resultados diferentes.

Agora quando a igreja discípula a cultura em que ela vive com a cosmovisão cristã, irá influenciar o conjunto de princípios e costumes daquela cultura, ou seja, influenciará a sua ética que se adaptará aos ensinos da palavra. E influenciando a ética e se adaptando aos ensinos da palavra mudará o modo de viver daquela cultura. E é interessante notar que se a igreja se posicionar em trazer a cultura de volta para o Criador, através do ensinamento e da construção da cosmovisão cristã, o reino de Deus será estabelecido em tal cultura.

É importante notarmos isso, que o reino seja estabelecido na cultura, pois se querermos uma cultura de paz, alegre e justa, precisamos tomar essa iniciativa de estabelecer o reino de Deus, pois ele é um reino de paz, justiça e alegria no Espírito Santo (Rm 14.17).

Concluindo, recapitulo tudo que foi dito. Se quisermos que uma cultura seja cristianizada, precisamos estabelecer o reino de Deus em tal cultura, com o ensinamento e construção da cosmovisão cristã em tal lugar, discipulando assim essa cultura e trazendo-a novamente para os braços do Criador. E há algumas crenças dessa cosmovisão visão que devem se destacadas como: O valor da vida humana, pois o homem é imagem semelhança de Deus; a cultura pode ter a intervenção de Deus e a aplicabilidade da inteligência do homem, assim pode-se construir uma história; a responsabilidade pessoal e social de cada ser – humano; igualdade entre as pessoas, sem discriminação; crer em uma verdade absoluta que é Deus e a práxis de sua palavra; e que o homem é mordomo de Deus e assim trabalha para Deus na cultura e ambiente em que vive.

Gentilmente cedido para a SEARA URBANA

quinta-feira, 18 de março de 2010

PACTO SOBRENATURAL

Mateus Feliciano
Coordenador

“— Ó SENHOR, meu Deus! — disse Abrão. — Como posso ter certeza de que esta terra será minha? O SENHOR respondeu: — Traga para mim uma vaca, uma cabra e uma ovelha, todas de três anos, e também uma rolinha e um pombo. Abrão levou esses animais para o SENHOR, cortou-os pelo meio e colocou as metades uma em frente à outra, em duas fileiras; porém as aves ele não cortou. A noite caiu, e veio a escuridão. De repente, apareceu um braseiro, que soltava fumaça, e uma tocha de fogo. E o braseiro e a tocha passaram pelo meio dos animais partidos. Nessa mesma ocasião o SENHOR Deus fez uma aliança com Abrão. Ele disse: — Prometo dar aos seus descendentes esta terra...” - Gênesis cap.15 vers.8-10;17-18

Essa história que aconteceu a milhares de anos atrás é muito interessante para a nossa vida.
Naquela época, o povo tinha uma forma bem exótica de firmar pactos e acordos que faziam entre si. Eles pegavam alguns animais, partiam eles ao meio e formavam 2 fileiras com eles, uma em frente a outra, formando um corredor de carniça. Então as 2 pessoas passavam nesse corredor firmando o pacto que tinha sido combinado anteriormente. Este ato era sagrado para as pessoas da época. Porque se algum deles quebrasse o pacto pagava com a morte.

Na história que está no livro de Gênesis (O principio), Deus propõe um pacto com Abraão para lhe cumprir a promessa em lhe dar uma grande extensão de terra, para que se estabelecesse ali com sua família e gerasse uma grande nação. Deus dá algumas tarefas para ele e Abraão obedece e faz o corredor de animais partidos ao meio. De repente, o sobrenatural.

Deus se manifesta através de uma tocha e um braseiro e passa no corredor firmando o pacto com Abraão, mas sem a participação de Abrãao. Deus faz a parte do rito do pacto dos 2 e não só a Dele. Deus cumpre a parte dele, e a nossa, que naturalmente não conseguimos cumprir, Ele paga por nós.

Em época de Ano novo, onde muitas promessas de mudança de vida, de acertos de comportamento são feitas por nós, qual a garantia que ela se cumprirá durante o ano? Quantas vezes já fizemos isto e acabamos, na maioria das vezes, falhando?

Deus deixa um conceito para nossa vida através deste pacto com Abraão. Devemos trazer para as nossas vidas. Deus é o único fiel e capaz de cumprir uma promessa. Abraão ou nós somos incapazes e infiéis a Deus e a nós mesmos. Mas isto não é o fim de tudo e sim o começo.

Devemos ter a atitude de Abraão em obedecer. Deus nos dá tarefas a cumprir que somos capazes e aptos a fazer, a parte mais complicada para nós, Deus se encarrega de fazer e cumprir. Esta é a segurança que hoje temos através da vida, morte e ressurreição de Jesus.

Deus enviou Cristo para fazer um pacto eterno conosco. Só temos que ouvir a sua voz, obedecer.O "restante"(o principal), Deus faz.

Se Deus te chama a trabalhar com os excluídos da nossa sociedade, ouça, obedeça e Deus se encarrega de sustentar.

Venha para a Seara Urbana !!

quarta-feira, 17 de março de 2010

OVELHAS PERDIDAS

Bruno Menezes

"Eu vos afirmo que de igual modo, há jubilo no céu por um pecador que se arrepende" Lc 15.10

Vivemos nossa vida pensando em números. Quanto mais ganhar melhor é!Buscamos mais dinheiro, para comprar mais roupas, mais sapatos, mais carros, mais conforto...Infelizmente esta lógica entra também no Reino de Deus...Evangelizamos pensando em número.

Quantas centenas vamos ganhar para Jesus, quantos milhares de moradores de rua através de nossas vidas sairão das ruas.Deus não pensa em números. Deus pensa em vidas.Ele deseja vidas restauradas e salvas, não importa quantas elas são.

Quando estivermos nas ruas junto com a Seara, não pense em número,pense em Vidas.Se vocês ficarem a noite inteira, a semana inteira, o mês inteiro, o ano inteiro a vida inteira para salvar uma só pessoaPode ter certeza que valerá a pena.

"Qual dentre vós é o homem que, possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e vai em busca da que perdeu até encontra-la?"

Meditem, orem e vamos buscar as ovelhas perdidas nas Ruas!!!!

Gentilmente escrito para a SEARA URBANA

segunda-feira, 15 de março de 2010

ONDE DEUS ESTÁ ?

Mateus Feliciano
Coordenador

“Deus disse a Elias: -Vem aqui fora, e põe-te no monte perante o Senhor: E eis que o Senhor passou; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do Senhor, porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto, porém o Senhor não estava no terremoto; e depois do terremoto um fogo, porém o Senhor não estava no fogo; Então veio uma brisa suave e Deus falou com Elias.” - 1Reis 19: 11,12

Onde Deus está ?
Nós sempre achamos que sabemos como encontrar Deus. Temos nossos métodos e técnicas de saber o onde Deus está. Cremos que sabemos como Deus age.

Mas e quando acontece como algumas vezes em nossa vida de não "sentirmos" a presença de Deus ? Porque ás vezes temos a impressão de não o encontrarmos ?

Deus é soberano e a sua vontade está acima de qualquer técnica ou vontade nossa. Está, não porque Ele simplesmente manda em tudo, mas porque nos ama e sabe como nos tratar para sermos moldados pra melhor. Ele quer nos moldar como Cristãos, pois ainda não estamos totalmente transformados.

Quando achamos que vamos encontrar Deus no clamor de várias orações, nas músicas que cantamos com toda a nossa força, por vezes ao acabar toda aquela euforia, percebemos que talvez Deus não estivesse ali, mas sim a nossa vontade de extravasar os nossos sentimentos.

Você está procurando Deus ? Ele está revelado também e principalmente na bíblia que é a sua palavra.

Talvez em uma brisa suave nas paginas de sua palavra, no canto do seu quarto, apenas com as paredes de testemunhas desde maravilhoso encontro com o Criador. O nosso dia-a-dia pode ser as melhores horas pra encontramos Deus.

Deus não tem lugar, dia, hora e forma exata de se revelar. Mas tem alguns padrões deixados através do livro sagrado que nos orientam na nossa caminhada em busca de uma comunhão mais completa com Ele.

Não coloquemos Deus numa caixinha dizendo que sabemos aonde e quando Ele vai se manifestar a nós. Não será somente no culto de uma igreja, mas sim no nosso cotidiano. Inclusive é o mais provável, pois temos acesso livre à bíblia no nosso país.

Graças a Deus por isso !

quinta-feira, 11 de março de 2010

PREDISPOSTO A FAZER A VONTADE DE DEUS

Léia Baldassari

“Ninguém que, tendo a mão no arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus”. - Lucas 26

Imagine se puder, uma porta no caminho à sua frente.A vontade de Deus está do outro lado dessa porta.Desejamos saber que vontade é essa. Deus nos mostrará o que esta do outro lado? Não .Porque não ? Porque primeiro temos que resolver uma questão deste lado da porta.

Se Ele é Senhor, Ele tem o direito de determinar o que está do outro lado da porta. Se damos a Ele esse direito, então não o reconhecemos como Senhor.Porque desejamos saber o que está do outro lado da porta?Não seria porque gostamos de nos reservar o direito de determinar se vamos cumpri-los ou não?Alguns caminham com ousadia até a metade do caminho, mas param diante da porta, pois se não gostarem do que vêm, desejarão voltar.

Será extremamente difícil continuar andando com Deus, se seu pé estiver pregado diante da porta. Jesus disse:Ninguém que tendo posto a mão no arado, olha para trás, é apto para o reino de Deus (Lc 9:26). Provavelmente um homem falou por muitos, quando disse:"Estou tão acostumado a conduzir minha própria vida. Nem mesmo tenho certeza se posso ou quero confiar em outra pessoa. Além do mais, Deus provavelmente iria iria me enviar para algum campo missionário, o que eu não agüentaria".

O que precisamos perceber é que se déssemos nosso coração ao Senhor, e Ele nos chamasse para o campo missionário, no instante em que chegássemos lá, não iríamos querer estar em nenhum outro lugar.Você acredita que a vontade de Deus é boa, aceitável e perfeita para você( Rm 12:2)?

Esse é o cerne da questão. Na oração do Senhor nos é dito para nos achegarmos a Deus com a intenção de que sua vontade seja feita na terra. Não faz sentido pedir isso a Deus se não estivermos predispostos a fazer Sua Vontade. Seja feita sua vontade na terra assim como no céu, Senhor.

Que possamos abrir hoje nosso coração para que a palavra entre e se cumpra em nós. Todos da Seara Urbana estão de Parabéns pela disposição e cumprimento do que o Senhor tem colocado nos seus corações.

SHALOM !

Gentilmente escrito para a SEARA URBANA

segunda-feira, 8 de março de 2010

OS PENSAMENTOS DE DEUS

Mateus Feliciano
Coordenador

“Porque os meus pensamentos não são os seus pensamentos, nem os seus caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos.” - Isaías cap.55 vers.8-9

Deus nos protege de nós mesmos algumas vezes. Se Deus nos desse tudo o que pedimos ou fizesse tudo o que achamos que Ele deveria fazer, não conseguiríamos ter uma vida satisfeita.
Temos que exercitar a nossa certeza das coisas que não se vêem, a fé. Como podemos sair por aí, fazendo o que bem entendemos se não lembramos de tudo do passado, pouco do que acontece no presente e nada do que será no futuro?

Os caminhos e pensamentos de Deus são do reino celestial, do alto, aquele que não vemos, mas deveríamos viver.

Se realmente tivermos certeza de que Jesus sempre estará conosco, como Ele mesmo disse, se tivéssemos certeza de que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, se tivéssemos certeza de que o justo não será abalado, a nossa fé moveria montanhas.

Deus nos poupa de sabermos muitas coisas, para que tenhamos uma vida dedicada a Ele não por regras, mas por amor e certeza de sua soberania.

Que todos nós possamos confiar neste Deus que tem os caminhos do reino, os pensamentos do reino, tudo para nos levar para morar junto Dele.

Nada mais na vida vale a pena.
Nossos pequeninos das ruas precisam de um lar que não tenha problemas.

Venha pra Seara Urbana.
Que a paz que excede todo entendimento estejam sobre nossas vidas.

quinta-feira, 4 de março de 2010

DEUS NÃO DESISTIU DE VOCÊ

Tiago Nogueira
www.tiagonogueira.com.br

Você já pensou alguma vez em desistir de tudo? Simplesmente abandonar tudo e fugir para bem longe daquilo que te faz sofrer? Talvez você esteja assim hoje... Talvez o seu coração esteja tão ferido e você esteja se sentindo tão sufocada que parece mesmo que vai explodir de tanta dor...É este o seu retrato hoje? Será que desistir de tudo é a solução?

Buscamos a Justiça quando somos trapaceados...Oramos, quando precisamos da intervenção de Deus...Choramos, clamamos, quando surgem as lutas e estamos tão inocentes e "perdidos" no meio delas...Mas, e quando pecamos?E quando erramos e afastamos Deus de nossas vidas?

Nesses momentos, nos sentimos abandonados por Ele; sentimos-nos sem direito de lhe pedir alguma coisa;Como filhos pródigos na sujeira de porcos, mendigamos por amor e perdão do Pai...

Como ovelhas fora do aprisco, ficamos sem a proteção do Pastor.Mas, para nossa surpresa, Deus não desiste de nós! Você pode até pensar que os caminhos que você tem andado, não tem mais volta, que seus pecados são grandes demais para obter perdão; Talvez, você já tenha até desistido de Deus, pensando que Ele é quem desistira de você.Mas olhe bem para o que Ele diz especialmente para você:"Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro." Isaías 43:1,2 e 25.

Deus não desiste de nós! Ele não desistiu de Davi quando adulterou, Ele não desistiu de Israel quando murmurava no deserto, Ele é o Pai que não desiste de olhar todos os dias pela janela, esperando o filho pródigo voltar para dar-lhe uma grande festa, Deus não desiste de nós, mesmo quando somos tão falhos e caímos na lama de pecados (2 Tm 2:13).Ele não desiste dos seus, mesmo quando todos já desistiram, quando ninguém mais acredita, Ele ainda está com as mãos estendidas, nos mostrando que nosso nome está gravado em Suas mãos. (Isaías 49:14-16.)Deus não desistiu de você! Ele faria tudo de novo para te ter por perto! Ele sofreria naquela cruz mais uma vez, se preciso fosse; por você!

“Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.” Apocalipse 3.20

Soli Deo Glória

Gentilmente cedido para a SEARA URBANA

quarta-feira, 3 de março de 2010

O MUNDO HÁ DE PASSAR

Mateus Feliciano
Coordenador

“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupisciência da carne, a concupisciência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupisciência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” - 1 João 2:15-17

Devemos amar as pessoas deste mundo e não ao mundo, que não são os valores de Deus . Quando falamos em "mundo" vale lembrar estas palavras bíblicas: "O mundo jaz no maligno".
Vamos seguir o exemplo de Cristo que veio a este mundo e amou as pessoas do mundo sem se contaminar com os conceitos do mundo.

A concupiscência é como uma vontade pervertida. A vontade pervertida da nossa carne e dos olhos despertam em nós vontades e desejos que o pecado tem e a soberba da vida aciona o nosso orgulho de ter, de poder e de fazer coisas que vão satisfazer apenas estes desejos inicias que já começaram em uma vontade errada e não satisfatória.

Quando estamos sintonizados com Cristo, lendo e meditando na bíblia, orando a Deus, levando toda a nossa vida diante Dele, as vontades e os desejos acionados são feitos pelo Espírito Santo de Deus. Assim os nossos pensamentos, desejos e atitudes são comandados não mais por nós, mas pelo Espírito.

E assim este Espírito que é o próprio Deus, em amor, está naqueles que creêm no seu filho Jesus.
Se conseguirmos nos empenhar em buscar a Deus todo dia, iremos ser aperfeiçoados ao caráter de Cristo e todos verão este amor do Pai nas pessoas.

Seara Urbana lhe convida a participar de uma revolução. Uma revolução que muda e transforma vidas, que dá esperança e sentido de viver.

Os pequeninos das ruas precisam de amor tanto quanto qualquer um deste mundo. Quem não conhece a Deus, não sabe o que é o amor.

Venha participar desta revolução eterna, pois o mundo há de passar...