Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

BLOG NÃO ATIVO

ACESSE OS ARTIGOS AGORA EM


Somos uma organização sem fins lucrativos que trabalhamos para ajudar a recuperação e reintegração de homens de rua na cidade de Campinas /SP e região. Nosso trabalho é feito por voluntários e prestamos atendimentos visando a recuperação integral destas pessoas.  






BLOG NÃO ATIVO

ACESSE OS ARTIGOS AGORA EM



http://www.searaurbana.com/



...................................................................................

BLOG NÃO ATIVO

ACESSE OS ARTIGOS AGORA EM                 

www.searaurbana.com   








...................................................................................

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A IM-PERMEABILIDADE DO CORPO


Késede R. Julio



Vivemos trocando de roupa, trocando de sapatos, trocando de perfumes, trocando de máscaras. Interpretamos uma determinada personagem dependendo de nossa companhia ou do ambiente onde estamos. Queremos fazer parte do meio, sermos aceitos e quem sabe até ganhar um elogiozinho para inflar nosso ego. Se nossa máscara deixa aparecer nosso rosto em algum momento, nos sentimos mal e logo procuramos corrigir o “erro”, normalmente fechando o vão. Interpretamos o papel que nos pede a sociedade.

O mesmo acontece na igreja, com raras exceções. O corpo não se fala, não se ouve, não se move. Por isso criamos igrejas dentro da igreja. Os mais chegados vão se chegando e os mais afastados, mais afastados ficando. Nossos núcleos de convívio tem CIC e RG, é impenetrável, inalcançável, inatingível. Queremos a companhia de quem pensa igual, daqueles que concordam conosco e nos aplaudem e ficamos distantes daqueles doidos ou certinhos que acham que a nossa opinião não importa, não faz diferença.

Deus nos chama para a convivência com os desiguais. Nos chama para o conflito, para as quebras de paradigmas, para desestruturação. Sem o contraditório não há crescimento. No ciclo do crescimento encontramos a desestruturação daquilo que está solidificado, para que este desacordo momentâneo possa ser revisto, reestabilizado, solidificado e crescido para que novamente possa ser desestruturado.

Cristo busca uma igreja permeável, capaz de deixar vãos na máscara (de preferência, não usá-las) e deixar que o contraditório alcance suas bases e assim suas bases possam ser fortalecidas.

Necessitamos urgente de pessoas permeáveis na igreja, pessoas que se deixem aproximar, pessoas que falem menos e ouçam mais, menos donos da verdade e mais receptivo aos demais pensamentos.


Kesede Rodrigues Julio
Mantenham-se descalços!

domingo, 21 de novembro de 2010

AS BARREIRAS INTELECTUAIS À FÉ CRISTÃ


Mauricio Montagnero


O texto de Dt 6.5 mostra que existem três formas de amar a Deus: Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças (negrito meu). Destacaremos nesse artigo a primeira forma que aparece no texto de amar a Deus, que é de todo o coração. Essa palavra no presente texto se encontra no hebraico como “bb'l{e/lebab” que vem de “bl{e/leb” que tem a conotação de “mente”, “conhecimento”, “razão”, “reflexão”, “memória” e “inteligência”, isto é, refere-se ao centro da vida intelectual. Diante disso, sabe-se que os individuos que professam a fé no cristianismo e o toma como a verdade absoluta, esses devem amar a Deus através de sua inteligência, com suas ferramentas intelectuais e com o seu entendimento. Com isso em mente vemos que em Rm 12.2 o povo de Deus é chamado para “sede transformados pela renovação do vosso entendimento (negrito meu)” que também pode ser traduzido como “compreensão” e “inteligência”.   Sendo assim, a pessoa que renova seu entendimento, sua compreensão e sua inteligência diante de Deus (isto é, pensando e julgando com habilidade as verdades espirituais), fundamentando-se na sua palavra, terá duas consequências positivas e de crescimento espiritual, que são: (1) Não se conformar com o presente tempo em que o mundo vive e (2) Experimentar a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.  O versículo anterior ordena que se apresente o corpo como sacrificio vivo, santo e agradável a Deus, que é apresentá-lO um culto racional. Essa palavra “racional” no texto vem de “logiko,j/logikos” que tem tais sentido: (1) pertencente à razão ou à lógica; (2) espiritual, que pertence à alma; e (3) que concorda com a razão, que segue a razão, razoável e lógico. Por conseguinte, vemos que a pessoa que busca ser espiritual deve ser uma pessoa que vive uma vida cristã com a razão e a lógica cristã, desta forma buscando raciocinar biblicamente como pressuposto de uma futura construção lógica das verdades e doutrinas cristãs.
 
            Seguindo o raciocinio vamos ver então que se deve usar a lógica para fundamentar a razão da nossa fé e cultuar o nosso Deus, conforme ensina o texto de romanos. Usando esse pressuposto se deve saber o que é lógica e como usar a mesma para fazer uma construção bem estruturada e raciocinada para a intelectualidade da fé cristã. Para isso usarei de forma resumida o que Norman Geisler e Peter Bocchinno falam sobre a lógica no livro “Fundamentos Inabaláveis”, no primeiro capítulo. Para se construir uma lógica, é necessário que se ache os primeiros principios, que serão considerados os fundamentos que não podem ser abalados, onde se construirá todo o conhecimento e a estrutura. Esse primeiros princípios para nós são as verdades e doutrinas bíblicas, a nossa cosmovisão. Outra regra para ser seguida é a lei da não-contradição (LNC), não se pode fazer uma afirmação e nessa afirmação haver uma outra contrária. Citando o mesmo exemplo deles, alguém afirma que não existe essa coisa chamada verdade, porém se não existe nada chamado verdade, isso implica que também não existe nenhuma afirmação verdadeira, portanto a própria afirmação de que não existe essa coisa chamada verdade não é verdadeira, logo o afirmador de tal frase se contradizeu. Então na construção lógica não pode haver tais contradições, que são conhecidas como falácias. Vamos ver como se constrói uma lógica e citaremos duas construções da mesma, sendo uma falaciosa e a outra válida. Primeiramente deve haver as premissas na lógica, que são chamadas de A e B, elas são os pressupostos que serão somadas para levar a conclusão. Depois deve haver uma conclusão que será a afirmação, ou o resultado final da soma das premissas. Enfim tem a validade, que determina se a lógica é válida ou falaciosa, essa validade irá avaliar tanto as duas premissas como a conclusão. Exemplo de uma lógica falaciosa:
 
Todos os cachorros têm quatro patas. (Premissa A)
Rex tem quatro patas. (Premissa B)
Portanto, Rex é um cachorro. (Conclusão)
 
Essa lógica é falaciosa, pois a conclusão é equivocada, porque Rex pode ser algum outro animal que tenha quatro patas como Gato, Raposa, Tigre, Leão e etc.
 
Agora veremos uma lógica válida:
 
Todos os cachorros têm quatro patas. (Premissa A)
Rex é um cachorro. (Premissa B)
Portanto, Rex tem quatro patas. (Conclusão)
            Comentei sobre a lógica ou silogismo como um pressuposto filosófico para a intelectualidade cristã. Porém existem outros exemplos na história dentro da nossa teologia, que os indivíduos usaram da razão para fundamentar a nossa fé, como por exemplo, a teologia natural (que também parte da lógica). Ela é tanto do campo da teologia como da filosofia da religião, e não faz uso dos meios das revelações especiais (as Escrituras e Cristo) e nem sobrenaturais, porém se limita a razão e a revelação geral (a criação). O expoente dessa teologia na religião cristã foi Tomás de Aquino (1225 – 1274), que escreveu em sua obra conhecida como Suma Teológica. Nessa obra ele usa o argumento cosmológico (raciocina de que se existe um efeito [o universo] deve ter havido uma causa [Deus] que foi a última causa de tudo, para ter tido esse efeito; pois todo efeito precisa primeiramente de uma causa), ontológico (raciocina a idéia de existir um Ser mais perfeito, idéia essa que o ser - humano tem) e teleológico (raciocina um objetivo para a Criação, que seria um propósito final). Além disso, ele usou as cinco vias argumentativas. Essas vias se resumem assim: Para saber que existe um Deus é só olhar para criação, que teve que ter um criador.
 
            Enfim, sempre devemos que usar a intelectualidade, a razão e a lógica para falarmos da nossa fé. Esse é um mandamento que se encontra em 1 Pe 3.15b: ...e estais preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós. Os desafios de responder a razão da nossa fé ainda não terminaram, vivemos em um mundo pós-moderno que tomou como legado do modernismo as exigências intelectuais para falar dos pressupostos, sejam eles físicos ou metafísicos. Talvez não seja tão exigente como o modernismo, mas continua sendo exigente. E para isso devemos que contextualizar a mensagem do evangelho de uma forma racional e intelectual para alcançar os indivíduos dessas “tribos intelectuais” dessa cultura global, que exigem tais questionamentos, como por exemplo, as defesas que William Lane Craig fez contra o livro do Richard Dawkins: Deus um delírio. Contudo, nunca devemos nos esquecer de um ensinamento elaborado por Agostinho de Hipona, que é conhecido como fideísmo, o qual ensina que a fé antecede a razão, isto é, o individuo para aceitar e compreender a lógica e a racionalidade das verdades e doutrinas bíblicas, primeiramente deve crer nas mesmas, senão sua compreensão e aceitabilidade será passageira, até aparecer outras dúvidas.


Gentilmente cedido para a SEARA URBANA

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

EU ACREDITO EM HERÓI


Mateus Feliciano


O que você espera de um herói ? Que ele salve muitas pessoas dos perigos ? Que derrote inimigos fortes que querem destruir o mundo ?

Talvez um herói pra você seja aquela pessoa real que já te salvou de muitos problemas que você se meteu. Que lhe estendeu a mão quando você mais precisava. Ou até mesmo salvou a sua vida de uma maneria fantástica e realmente heróica.

Nós temos uma imagem pronta de como um herói deve ser. Influência da TV, dos quadrinhos, da nossa própria imaginação, de histórias que ouvimos e etc.

Mas um herói é basicamente alguém que salva outras ou mais pessoas. Mas qual é o nosso grande perigo ?

Podemos achar que o maior perigo que corremos é a violência das grandes cidades, as doenças que podem nos matar, de acidentes que podemos sofrer, de relacionamentos mal resolvidos que podem nos magoar...

Mas eu creio que o maior perigo que sofremos é de não saber a razão da vida. Por que nascemos ? Para onde vamos ? Estas sim são perguntas que ecoam no mais íntimo ser de cada pessoa. Perguntas que não querem calar, que nos fazem pensar, que nos fazem perder o sono. Será que existe uma resposta ? Será que queremos saber a resposta ?

A resposta sempre vai ser : JESUS

Mas por que não enxergamos que Jesus é a resposta pra nossa vida pra estas perguntas ? Por causa do pecado. O pecado nos cega e não faz com que enxerguemos o que Jesus fez e faz por todos aqueles que aceitam o sacrifício dEle na cruz pra nos salvar do maior problema de todos que a humanidade em toda a história já teve: o pecado.

Se você ainda não acredita nisto, fale com Deus e peça para Ele mostrar a você se isto é verdade. Se realmente JESUS é tudo aquilo que a Bíblia fala.

Leia a Bíblia crendo que ela é a palavra de Deus e que através dela você vai encontrar a razão por qual existimos e pra onde iremos quando morrer. Esta segurança, certeza e esperança somente Jesus através da sua palavra pode nos dar.

E assim você conhecerá o maior herói de todos os tempos. Aquele que nos salvou do maior perigo que o ser humano pode ter. Aquele que não dorme para cuidar daqueles que Ele ama: JESUS CRISTO !

Gentilmente cedido pela SEARA URBANA

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O QUE FAZER ?


Isabel Coghi

Série: Mundo Interior


Para sermos transformado é preciso:
- Conviver com Deus, buscar intimidade com Ele;
- Pedir a Deus que nos dê tanto o querer quanto o realizar (1);
- Permitir que o Espírito Santo nos transforme através da atitude de alimentarmos nossas mentes com as coisas de Deus, leitura da palavra de Deus, purificando nossos olhos, ouvidos, mentes e pensamentos.

Erramos não conhecendo as escrituras nem o poder de Deus (2)
Erramos não conhecendo Deus. Quando não alinhamos nossos sonhos e planos aos de Deus é porque desconfiamos de que Ele saiba, ou tome providências sobre o que eu realmente preciso.
Desconfiamos do poder dele em providenciar tudo que é (realmente) necessário para vivermos, ser felizes, porta aberta em alguma obra, dinheiro... (3)
Nossa parte é alinharmos com Deus, conhecê-lo, obedecer, jogar fora o egoísmo. O resto é trabalho de Deus. DEUS É O PRESENTE! (4)
CONFIE E DEPENDA D’ELE. DESCANSE N’ELE! (3)
Preste atenção no que você precisa fazer e não faz e não queira fazer o que é da parte de Deus!

A gente perde a noção de que Deus é maior que o universo, pois controla todo o universo. Dá pra entender a grandeza, a glória, a majestade e o poder de Deus?
Ele está no controle de tudo! Futuro só conhece quem pode controlar tudo.

Vejamos o que nos diz Galatas 5:
16- Digo, porém: ANDAI EM ESPÍRITO, E NÃO CUMPRIREIS A CONCUPISCÊNCIA DA CARNE.
17- Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; E ESTES OPÕEM-SE UM AO OUTRO, PARA QUE NÃO FAÇAIS O QUE QUEREIS. (obs. o nosso querer é torto!)
19- ... as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
20- Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
21 -Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
22- Mas o FRUTO DO ESPÍRITO É: AMOR, GOZO, PAZ, LONGANIMIDADE, BENIGNIDADE, BONDADE, FÉ, MANSIDÃO, TEMPERANÇA.

Pois bem, é alimentando o espírito que alcançaremos o fruto do espírito!

Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.

Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.

(3) Mateus 6:31-34
Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
(Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
NÃO VOS INQUIETEIS, POIS, PELO DIA AMANHÃ, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal

(4) Salmos 73:25
Quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti.
Davi tinha tudo: era rico, era rei, mas o seu tesouro maior era ter DEUS!
Nada se compara com Deus. Nenhuma benção se compara. Nem toda a riquesa da terra não se compara!

Gentilmente cedido para a SEARA URBANA