Bruno Elias Menezes
Dou aula na Escola Biblica Dominical de minha Igreja para os jovens. Estamos estudando a bíblia por estruturas e temas principais. Na semana passada falamos sobre o Pentateuco. Quando estava preparando a aula ao passar pelo Livro de Levítico deparei-me com algo muito interessante que creio ser importante neste momento.
Levítico 25.35 diz assim: "se teu irmão empobrecer e suas forças decaírem então sustentá-lo-ás"; o verso 39, "Também se teu irmão empobrecer, estando ele contigo e vender-se a Ti, não o farás servir como escravo" Depois no capítulo 26.3 ele diz "Se andares nos meus estatutos e seguirdes os meus mandamentos... então vos dareis chuva no tempo certo".
Observando este texto me perguntei porque ele deixa para falar de pobre e escravo no fim do livro e depois fala da odediência? Creio que por um motivo simples. O povo tem facilidade em despresar o pobre e o trabalhador (escravo). O texto afirma que se teu irmão passar por necessidade você deve sustentá-lo. A idéia de irmão no A.T. é qualquer um que fazia parte da nação de Israel. Hoje quem é a nação de Israel? Somos todos nós que fomos salvos pelo sangue de Cristo!
Deus nos chama a obedecer. Obedecer sustentando nosso irmão que passa por dificuldade. Na rua nas últimas semanas estão acontecendo conversões, como vamos sustenta-los? Pois agora eles são nossos Irmãos! Termino mostrando o que acontece quando não obedecemos!
"Mas se não me ouvirdes... se rejeitardes os meus estatutos... então, vos farei isso: porei sobre vós terror..." Lv 26. 14a, 15a, 16a.
gentilmente escrito para a SEARA URBANA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente ae !!