Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A IM-PERMEABILIDADE DO CORPO


Késede R. Julio



Vivemos trocando de roupa, trocando de sapatos, trocando de perfumes, trocando de máscaras. Interpretamos uma determinada personagem dependendo de nossa companhia ou do ambiente onde estamos. Queremos fazer parte do meio, sermos aceitos e quem sabe até ganhar um elogiozinho para inflar nosso ego. Se nossa máscara deixa aparecer nosso rosto em algum momento, nos sentimos mal e logo procuramos corrigir o “erro”, normalmente fechando o vão. Interpretamos o papel que nos pede a sociedade.

O mesmo acontece na igreja, com raras exceções. O corpo não se fala, não se ouve, não se move. Por isso criamos igrejas dentro da igreja. Os mais chegados vão se chegando e os mais afastados, mais afastados ficando. Nossos núcleos de convívio tem CIC e RG, é impenetrável, inalcançável, inatingível. Queremos a companhia de quem pensa igual, daqueles que concordam conosco e nos aplaudem e ficamos distantes daqueles doidos ou certinhos que acham que a nossa opinião não importa, não faz diferença.

Deus nos chama para a convivência com os desiguais. Nos chama para o conflito, para as quebras de paradigmas, para desestruturação. Sem o contraditório não há crescimento. No ciclo do crescimento encontramos a desestruturação daquilo que está solidificado, para que este desacordo momentâneo possa ser revisto, reestabilizado, solidificado e crescido para que novamente possa ser desestruturado.

Cristo busca uma igreja permeável, capaz de deixar vãos na máscara (de preferência, não usá-las) e deixar que o contraditório alcance suas bases e assim suas bases possam ser fortalecidas.

Necessitamos urgente de pessoas permeáveis na igreja, pessoas que se deixem aproximar, pessoas que falem menos e ouçam mais, menos donos da verdade e mais receptivo aos demais pensamentos.


Kesede Rodrigues Julio
Mantenham-se descalços!

Um comentário:

  1. Muito Encorajador!!!
    È preciso conviver e dar exemplo para aqueles que não congregam. Almas perdidas não estão nas igrejas nem nos círculos de amizade fechados. Quanto mais amigos fora da igreja os irmãos tiverem, mais almas arrebanharão.
    Pelo procedimento, caráter e fé demonstrada.
    De: Edwalds

    ResponderExcluir

Comente ae !!