Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Elias ressuscita o filho da viúva

Maurício Montagnero

Então o SENHOR Deus disse a Elias: — Apronte-se e vá até a cidade de Sarepta, perto de Sidom, e fique lá. Eu mandei que uma viúva que mora ali dê comida para você. Então Elias foi para Sarepta. Quando estava chegando ao portão da cidade, ele encontrou a viúva, que estava catando lenha. Elias disse a ela:
— Por favor, me dê um pouco de água para eu beber. Quando ela ia indo buscar a água, ele a chamou e disse:
— E traga pão também, por favor. Porém ela respondeu:
— Juro pelo seu Deus vivo, o SENHOR, que não tenho mais pão. Só tenho um punhado de farinha de trigo numa tigela e um pouco de azeite num jarro. Estou aqui catando uns dois pedaços de pau para cozinhar alguma coisa para mim e para o meu filho. Vamos comer e depois morreremos de fome. — Não se preocupe! — disse Elias. — Vá preparar a sua comida. Mas primeiro faça um pãozinho com a farinha que você tem e traga-o para mim. Depois prepare o resto para você e para o seu filho. Pois o SENHOR, o Deus de Israel, diz isto: “Não acabará a farinha da sua tigela, nem faltará azeite no seu jarro até o dia em que eu, o SENHOR, fizer cair chuva.” Então a viúva foi e fez como Elias tinha dito. E todos eles tiveram comida para muitos dias. Como o SENHOR havia prometido por meio de Elias, não faltou farinha na tigela nem azeite no jarro. Algum tempo depois, o filho da viúva ficou doente. Ele foi ficando cada vez pior e acabou morrendo. Então ela disse a Elias:
— Homem de Deus, o que o senhor tem contra mim? Será que o senhor veio aqui para fazer com que Deus lembrasse dos meus pecados e assim provocar a morte do meu filho? — Dê-me o seu filho! — disse Elias. Então pegou o menino dos braços da mãe e o levou para o andar de cima, para o quarto onde estava morando, e o colocou na sua cama. Então orou em voz alta, assim:
— Ó SENHOR, meu Deus, por que fizeste esta coisa tão terrível para esta viúva? Ela me hospedou, e agora tu mataste o filho dela!
Aí Elias se deitou em cima do menino três vezes e orou deste modo:
— Ó SENHOR, meu Deus, faze com que esta criança viva de novo! E o SENHOR Deus respondeu à oração de Elias. O menino começou a respirar outra vez e tornou a viver. Elias pegou o menino, e o levou para baixo, para a sua mãe, e disse:
— Veja! O seu filho está vivo! Então ela disse a Elias:
— Agora eu sei que o senhor é um homem de Deus e que Deus realmente fala por meio do senhor! - 1Reis 17: 8 á 24

Graça e paz meus amados irmãos do Seara Urbana! Bem, este texto ele é muito interessante, pois vemos a providência de Deus sobre a vida do Profeta Elias. Entretanto, temos o costume em notar somente o milagre na vida do profeta neste texto, e não vemos que a Viúva de Sarepta foi abençoada por Deus. Eu olho para este texto e me pergunto: será que a providência veio em uma porção maior para Elias ou para a Viúva?

Nosso Deus é um Deus Soberano que opera de uma forma abrangente que vai além de nossa imaginação... Ele poderia ter mandado Elias para uma casa de família próspera, e lá manter Elias. Todavia Deus mais uma vez olha para vida dos necessitados e manda Elias para a casa de uma Mulher viúva, pobre, que mais tarde perderia o seu maior tesouro que era o seu filho. Mas Deus envia Elias para aquela casa, e ele é usado por Deus para trazer comida para aquela mulher e trazer a vida do seu filho novamente; acredito eu que neste texto, Deus procurou fazer da circunstância do momento do contexto, para trazer uma providência maior para a vida da mulher que estava necessitada.

Que dá mesma forma que Elias foi um canal de benção para vida daquela mulher, que os voluntários da Seara Urbana possam se colocar na mesma posição que á de Elias, e procurarem ser benção para a vida daqueles moradores de Rua, travestis e prostitutas, “enchendo a botija deles” tanto no alimento natural que levam toda sexta-feira, como o alimento Espiritual; e que também possamos ser usados para restaurar a vida familiar deles “fazendo ressurgir seus filhos”.

E é interessante o reconhecimento que Elias tem no último versículo: “Então, a mulher disse a Elias: Nisto conheço agora que tu és homem de Deus e que a palavra do Senhor na tua boca é verdade” .

Que possamos igualmente, sermos reconhecidos como servos do Senhor, e que a palavra do Senhor venha a nossa boca como Espada de dois Gumes.

gentilmente escrito para a SEARA URBANA

Um comentário:

Comente ae !!