Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

FAÇAMOS O BEM, SEM OLHAR A QUEM

Paulo Berberth

“E não nos cansemos de fazer o bem, pois a seu tempo colheremos, se não houvermos desfalecido”. Gálatas 6.9

Dedico este artigo aos guerreiros e meus brothers de ministério que tanto admiro. Estou me referindo à galera da Seara Urbana. Ministério que tem feito diferença na vida de muitas pessoas nas ruas e becos e bocas de Campinas, interior de SP e também tem edificado a vida de todos que de alguma forma contribuem para que esta maravilhosa obra aconteça, inclusive a minha. Admiro a vida de todos, pois eu mesmo não tenho tamanha coragem, ousadia e dom para lidar com pessoas tão especiais que são discriminadas tanto pela sociedade quanto pelas igrejas. Sim, eles mandar ver com os moradores de rua, travestis e prostitutas. Que este artigo seja motivo de edificação para vida de todos que lerem e toda honra e glória seja dada à Jesus Cristo, o Senhor e Salvador de nossas vidas.

Introdução

Somos servos de Cristo e como todo servo dedicado à obra do Evangelho, nada mais natural do que desejar ver os frutos do nosso trabalho. Observar as sementes que plantamos com tanto amor crescendo e amadurecendo e produzindo bons frutos. Melhor ainda, é ver os nossos frutos vendo os seus próprios frutos – multiplicação – que gostoso! Isso realmente é muito bom, não é verdade? E quando uma semente não dá seus frutos, quando ela é sufocada pelas pedras, pelos espinhos ou perdida pelo caminho e não germinam, pois não caíram em boa terra, ficamos muito tristes, pois é como se tivéssemos perdido um filho.

O texto de Gálatas 6.9 ao meu entender reflete bem a missão da SEARA URBANA e quero pensar baseado nele, em três POSTURAS que devemos ter diante deste desafio tão grande de anunciar as Boas Novas de Cristo.

Qual deve ser então a nossa POSTURA diante deste Desafio?
“E não nos cansemos de fazer o bem, pois a seu tempo colheremos, se não houvermos desfalecido”.

A 1° Postura é Compreender o que é “fazer o bem”.
Que bem que Deus deseja que você faça? Qual a importância de fazer o bem? Como deve ser praticado o bem? De uma forma prática, identifico pelo menos dois aspectos:
Fazer o Bem na área Material;
E fazer o bem Espiritual.

O BEM MATERIAL

Tiago fala sobre este bem:
“15 Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, 16 e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso?” (Tiago 2.15-16)

O que Tiago está querendo dizer e o que acontece muito em nossas igrejas é entender que não adianta bater nas costas da pessoa necessitada e dizer “vai em paz”, “Deus te abençoe”. Ou usarmos aqueles jargões de crentes. “Deus tem um propósito na tua vida”. Só que vira as costas e não supre a necessidade. Tiago dá o seu alerta:
“Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando”. (Tiago 4.17)
Lembre-se que Jesus disse que aquele que faz o bem para o próximo, na verdade faz para ele. (MT 25. 34-40). E “há situações que 1º é necessário alcançar o corpo e a boca da pessoa, para então, depois alcançar o coração”

O BEM ESPIRITUAL

Leia o texto de Colossenses 3.12, 14, 16-17 transcrito abaixo:
“12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade”.
14 acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.
16 Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. 17 E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

Devemos saber ouvir muito mais do que falar. E ao falar, que seja com Sabedoria para Edificação da pessoa. Saber Quando falar; O que falar e Como falar. Saber entender a Pessoa e seus problemas. Ter Empatia e Compaixão. Ser amigo e companheiro. Instruir na palavra de Deus, buscando a edificação do próximo.

Fazer o Bem é Amar o próximo
E SEM AMOR qualquer ação de nada vale (1Co 13).
A 2º Postura é Visualizar “A colheita” que é nosso alvo!
Como na maioria dos casos, Deus nos dá uma promessa mediante uma posição de obediência. Para que a colheita seja realizada existe uma condição: Qual é a condição proposta no texto?
“colheremos o bem que semearmos, desde que não desanimemos ou abandonemos a causa”.
Muitos desistem, e por vários motivos assim como em qualquer outro ministério na SEARA URBANA não é diferente, se fossemos contar quantos passaram ou apenas visitaram, quiseram conhecer o trabalho, outros se apaixonaram pelo ministério e fizeram promessas de participação e empenho, mas por alguma razão desistiram. Quais são as possíveis razões?

Você pode Desanimar se achar que deve ser RECONHECIDO:

CUIDADO: Qual é a Motivação do seu coração ao Fazer o bem?

Sabemos que O reconhecimento vem de Jesus, não temos que esperar reconhecimento por aquilo que fazemos. E apenas Jesus é merecedor de toda Honra e toda Glória. Sinta-se FELIZ por isso ao participar do ministério. Lembro-me das palavras de João Batista quando questionado sobre os Batismos que Jesus realizava, ele disse:
“O que importa é que Ele cresça e eu diminua” João 3.30.
Devemos ser Humildes.

“Junto da Humildade está a dedicação”
A Falta de dedicação é o Relaxo.
“Maldito é aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente” Jeremias 48.10
“Tudo quanto vier a tua mão para fazer faça com todas as tuas forças...” Eclesiastes 9.10a
Seja Perseverante, Dedicado, Humilde, Dê o Melhor para Jesus. ELE Merece. Qualquer coisa que você dê para Jesus que seja menor que a tua própria vida será pouco. Afirmo isso, porque Jesus merece o melhor de nós e o que temos de mais precioso é a nossa própria vida. Pense nisso!

A 3° Postura é Saber que “O TEMPO” da colheita pertence a Deus.
“E não nos cansemos de fazer o bem, pois a seu tempo colheremos, se não houvermos desfalecido”.

A palavra usada é kairo,j Kairós. Significa o Tempo “certo”, “próprio”, “oportuno”, “favorável”. O TEMPO de DEUS.
Outra desistência da obra é por falta de entendimento e paciência em esperar o crescimento do fruto no seu kairós. Nossa tendência é ver os frutos rapidamente e isso nem sempre acontece.

UM ALERTA:
Podemos achar que o erro é nosso.
Surge um sentimento de culpa, pois os frutos não aparecem e você pode ser cobrado por isso.
Você deve saber esperar o tempo certo para a colheita e que nem todas as sementes irão frutificar, exatamente porque nem todas caem em boa terra. Você deve entender que o tempo pertence a Deus e não a nós. Assim como as árvores que tem o tempo certo para o plantio, para a poda, para frutificar e para a colheita. Deus é quem faz a semente crescer e a cada uma faz de maneiras especificas e diferentes

O apóstolo Paulo disse:
“Eu semeei, Apolo regou, mas Deus deu o crescimento. Portanto, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus que dá o crescimento.” (Coríntios 3.6-7)
“há tempo para todas as coisas” Eclesiastes 3.1

Lembre-se que a Palavra de Deus nunca volta vazia ela é poderosa e cumprirá o propósito dela na vida das pessoas a quem fizer bem. Sua missão portanto é fazer o bem é lançar as sementes. Por isso:
“não se canse de fazer o bem, pois a seu tempo colherá, se não houver desfalecido”.
Não desista, não desanime. “Faça o bem, sem olhar a quem”.

No amor de Cristo, Paulo Berberth.

Gentilmente escrito para a SEARA URBANA

http://pauloberberth.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente ae !!