Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de setembro de 2010

SOTERIOLOGIA E MISSÕES


Mateus Feliciano
Coordenador

A soteriologia, ou seja, a doutrina da salvação tem como base JESUS CRISTO. A salvação é uma das principais no estudo de Teologia Sistemática, pois a partir do que se entende dela, consegue-se definir outras doutrinas dentro deste estudo.

A intenção deste artigo é citar alguns conceitos de soteriologia à luz de missões e evangelismo, e mostrar como a doutrina da salvação está inteiramente ligada e associada a obra missionária dos Cristãos protestantes.

Dentro dos motivos pelo qual DEUS promoveu a salvação do homem, primeiramente está o amor dEle pelo ser humano. O texto em Jo 3.16 destaca o extremo do amor de DEUS ao dar a própria vida de seu filho em amor a sua melhor criação. Quando se compartilha com as pessoas sobre a vida de CRISTO atuante no cotidiano do Cristão (missões e evangelismo), o olhar que deve-se ter pelas pessoas é o mesmo olhar de DEUS por cada humano, um olhar de amor. O trabalho de evangelismo e missões sem amor a Deus, ao serviço Cristão e ao proximo, é irrelevante para aquele que é o mensageiro, pois impede uma transformação e santificação de sua vida, que deverá servir de exemplo para com aquele que se compartilha o evangelho.

A graça é outro importante motivo de DEUS ter dado a salvação. A graça faz com que o ser humano reconheça a sua incompetência de restaurar o seu relacionamento com DEUS pelas suas próprias forças e sacrifício. A graça provou o interesse de DEUS pelo homem e provou também o total poder e autoridade que Ele tem sobre tudo e principalmente sobre a sua criação. A graça é algo difícil para o ser humano entender integralmente e ainda mais aceitá-la. Desde a queda de Adão o ser humano comprova o seu interesse na auto suficiência e a não dependência de DEUS. Comprova que tem este sentimento, mas jamais conseguirá comprovar ter o poder sobre isto. Mas a graça é de extrema importância na obra missionária e não pode jamais deixar de ser dita e exposta para o pecador, pois ela vai ajudar inclusive no reconhecimento do pecado. A graça portanto não cobra nenhuma preço para a salvação, pois este preço já foi pago na cruz.

A importância da salvação foi bem posionada no seguinte trecho :

“Somente em duas ocasiões o Novo testamento condena os Cristãos por eles não conseguirem fazer algo. Uma delas é não amar ao Senhor (1 Co 16.22), e a outra é pregar um evangelho que seja o da graça de DEUS (Gl 1.6-9). A falta de compreensão clara da doutrina da salvação pode levar a proclamação de um evangelho falso ou pervertido. Muitas pregações do evangelho que ouvimos hoje em dia podem estar sob esta maldição. Porém, a graça de Deus é mais forte que nossa apresentação imperfeita, e as pessoas continuam sendo salvas, mesmo que muitas vezes este evangelho pareça imperfeito ou seja mal explicado por nós. O aspecto positivo é que esta doutrina é essencial simplesmente porque ser testemunha do evangelho é responsabilidade de todo Cristão. Para o pregador da palavra, isso é ainda mais importante, pois ele funciona como 'elo de ligação' entre DEUS e a pessoa ainda não regenerada, por isso sua mensagem deve ser clara (Rm 10.14-15). Lewis Chafer, que começou seu ministério como evangelista, até o final da sua vida continuava pensando que 'em um ministério equilibrado, a pregação do evangelho deveria ser, no minimo, 75% do testemunho do púlpito. O restante pode ser para a edificação daqueles que já estão salvos'. Isso certamente comprova a importância de estudar e de entender esse importante tema, a soteriologia."

A misericórdia divina é outro fator de muita relevância para a doutrina da salvação e para o conceito missional. Se toda a raça humana vivesse toda a eternidade afastada de DEUS, isso seria totalmente justo por causa do pecado e da culpa que tem pelo afastamento de DEUS. Portanto a condenação não é um castigo apenas e muito menos algo imerecido e injusto. Mas DEUS tem misericórdia do pecador e em CRISTO, Ele pode provar para a humanidade e viver a experiência da misericórdia de forma plena e concreta. Da mesma forma no ato missionário, a misericórdia deve ser explanada para o ímpio. Mais ainda que apenas explicada, ela deve ser vivida pelo missionário. O crente deve ter misericórdia das pessoas que estão caminhando para o inferno. O pecador não regenerado já tem a condenação eterna de viver afastado de DEUS e não devemos ainda por cima condena-lo mais uma vez por qualquer ato dele que reprovamos. Por mais que seja grave o pecado, não temos condições justas e divinas para julgar e ainda por cima condenar tal pecado. Portanto o sentimento para com as pessoas deve ser o de misericórdia. Se colocar no lugar do outro, praticando a empatia.

Evangelismo e missões é um mandamento baseado na salvação (Mt 28.19-20). Nesta passagem, Jesus exorta aos discípulos que ensinem o que aprenderam dEle e que estaria com eles (e com todos os Cristãos) todos os dias. Quem aprendeu e tem Jesus vivendo em si é porque tem a salvação e deve ensinar outros, batizando e discipulando.

Outra razão da importância da salvação para evangelismo e missões, é que depois da ascensão de CRISTO, a tarefa de proclamar a salvação é do ser humano regenerado e salvo. JESUS cumpriu com a sua missão dada pelo PAI, de salvar a raça humana da eterna condenação. Esta salvação não cessou quando CRISTO voltou para junto de DEUS. A possibilidade da salvação continua ativa para todo e qualquer ser humano vivo hoje. Mas CRISTO não está mais encarnado neste mundo como outrora. Ele se faz presente hoje, exatamente em cada um que aceitou a salvação que proporcionou na cruz. E agora a tarefa de continuar a anunciar esta salvação foi transferida a cada Cristão. O Cristão é a principal “ferramenta” usada por DEUS para a salvação do incrédulo. Temos a Bíblia, o Espírito Santo, a natureza que proclama a glória divina, mas o Cristão é o “carro chefe” do plano de salvação. O ESPÍRITO SANTO é o único que convence as pessoas para a salvação, mas o homem salvo é o grande “aliado” de DEUS nesta tarefa.

Quando se pensa em fazer missões e evangelismo, a figura principal deste trabalho deve ser JESUS CRISTO, pois ele é o centro do Cristianismo e o tema principal da Bíblia. A figura de DEUS na sociedade atual é algo infelizmente banalizado, relativo e incompreendido. Concorda-se que CRISTO também O é, mas ainda O é em escala menor. Entendendo-se isto, constata-se que a missão principal de JESUS é a salvação. Ele curou, fez milagres, ensinou as escrituras, compartilhou o amor, deixou exemplos inúmeros de uma vida sadia com DEUS, mas desde antes de seu nascimento humano, Ele tinha uma missão: Salvar a humanidade da condenação do inferno restaurando a comunhão do ser humano com Deus. Por isso Evangelismo e missões está totalmente ligado com a soteriologia.

Bibliografia:

RYRIE, Charles Caldwell. Teologia Básica – Ao Alcance de Todos. São Paulo; Mundo Cristão, 2004.


Gentilmente cedido a SEARA URBANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente ae !!