quarta-feira, 18 de agosto de 2010
O SOFRIMENTO TAMBÉM É DA VONTADE DE DEUS
Mateus Feliciano
Coordenador
1 Pedro capítulo 2 versículo 18-25
Sofrer por injustiça (vs.19)
Pedro a partir do versículo 18 escreve sobre as situações dos escravos Cristãos que sofrem com seus senhores não Cristãos. Motiva-os a suportarem toda dor do sofrimento com que passam. A partir do versículo 19 ele usa o exemplo do sofrimento dos escravos para exortar também a todos e qualquer leitor da sua carta. Kistemaker diz assim em seu livro sobre Pedro:
“Apesar de Pedro estar ciente do sofrimento de que os escravos indefesos tem que suportar, ele amplia sua abrangência e inclui todos aqueles que experimentam a dor ou o sofrimento injusto. Por esse motivo, Pedro usa o termo indefinido 'alguem', que é traduzido na New International Version como 'um homem'. Em outras palavras, Pedro não está mais se dirigindo somente aos escravos, mas a todos os leitores da epístola.” ¹
Sofrer com paciência (vs.20)
Pedro deixa a liçao que quando sofremos não basta aenas aceitar o sofrimento, devemos ter uma reação ideal. A nossa reação quando sofremos é reagir de forma a evitar que soframos ou se não fugirmos tentarmos amenizar a dor culpando alguém ou alguma coisa e projetar esta responsabilidade em muitas vezes de forma raivosa, queixosa ou ansiosa.
“...esse texto ensina que Deus dá graça ao sofredor humilde que não deixa a amargura penetrar em sua alma...” ²
Sofrer por exemplo de Cristo (vs.21)
Pedro nos lembra que o sofrimento é algo que Deus dá muito valor na vida dos seus filhos, ao ponto de submeter o próprio Cristo ao sofrimento. E mais que isso, com o comportamento de Jesus Pedro nos orienta que este é o nosso exemplo a ser seguido. Devemos então seguir Jesus em tudo, inclusive no sofrimento.
REFERÊNCIA
¹ Simon J. Kistemaker, Comentário do novo testamento: 1 Pedro, 2 Pedro e Judas (São Paulo, Cultura Cristã, 2006), p.144
² Russell P. Shedd, Nos passos de Jesus (São Paulo, Vida Nova,1993), p.52
BIBLIOGRAFIA
KISTEMAKER, Simon J. Comentário do novo testamento: 1 Pedro, 2 Pedro e Judas, 1ª Edição. Cultura Cristã, São Paulo, 2006.
NOGUEIRA, Paulo Augusto de Souza. Como ler as cartas de Pedro: O evangelho dos sem-teto, 2ª Edição. Paulus, São Paulo, 2003.
SHEDD, Russell P. Nos passos de Jesus, 1ª Edição. Vida Nova, São Paulo, 1993.
Gentilmente cedido para a SEARA URBANA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente ae !!