Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

SOFRIMENTO + DISCIPLINA = DISCÍPULO DE CRISTO


Mateus Feliciano
Coordenador

O capítulo 2 da carta aos Hebreus contem exortações aos Cristãos para se conscientizarem do sofrimento que sofreriam como discípulos e da disciplina que Deus aplica aqueles que Ele ama e disponibilizam suas vidas para a ação de Deus.

Este capítulo inicia-se tratando sobre perseverança, de prosseguir a caminhada Cristã como alvo Jesus Cristo e seu sofrimento que o próprio aceitou ainda que tivesse sido lhe proposto alegria também (v.2).

Jesus já sabia que todos os seus discípulos iriam passar por sofrimentos durante toda a história da igreja. Por isso mesmo, Ele abre mão da sua glória, vem como ser humano e através de muitos sofrimentos, suporta e deixa muitos conselhos para seu povo não temer e suportarem as dores (Fp 2.6-11)

A resposta natural que o mundo e os seus valores dão para testemunhas de Cristo e o ódio. Jesus sabe disso e autor de Hebreus relembra os destinatários sobre a resistência de Jesus ao sofrimento (v.3)

Jesus não pode poupar seus discípulos do sofrimento, mas promete estar com os seus todos os dias ate o fim dos tempos. E a presença confortante de Jesus e o suficiente para qualquer pessoa ter forcas para suportar os sofrimentos (Mt 28.20)

Através dos sofrimentos, os Cristãos podem viver parte do que o próprio Deus sofreu quando esteve em forma humana em Jesus Cristo, e assim podem ser testemunhas muito mais conscientes de toda a obra do Salvador.

Somente através do sofrimento, podem ser moldados em um servo de Jesus algumas características morais e de caráter que nenhuma outra situação poderia desenvolver.

O sofrimento como e tratado em Hebreus e como disciplina ou correção de Deus para os seus filhos. E algo como parte imprescindível para a preparação dos filhos de Deus para fazerem parte da família divina (v.7)

A disciplina de Deus e a aceitação desta correção por parte dos filhos, gera uma prova de que são verdadeiramente filhos do Pai. (v.8)

A disciplina aplicada por Deus produz uma fonte consistente de caráter no Cristão e seus resultados poderão ser percebidos a cada ato de perseverança daqueles que permanecem em Deus.

Com a prova que os membros desta família tem dos seus antepassados que sofreram a disciplina e foram grandes homens e mulheres fieis a Deus, e também graças aos seus próprios frutos em suas vidas, isso tudo faz com que seja mais possível suportar a disciplina proveniente do sofrimento permitido pelo Senhor (v.9)

Esta disciplina faz parte do desenvolvimento da santidade nos filhos, que e o maior atributo de Deus. Cristo deixa o seu exemplo maior de uma vida perfeita em santidade e de comunhão com o Pai, e com isso espera que os seus amigos (e não mais servos) sigam a sua missão e produzam frutos que permaneçam (Jo 15.5) (v.10)

Este processo e uma necessidade que o Cristão tem para que os seus caminhos sejam perseverantes e resistentes na jornada que tem por toda a vida com Jesus.

A dor que não obstante, não faz com que o servo desista ou desanime, mas produz um grande bem no resultado final do processo.

Quando o filho entende este processo necessário, ele suporta com alegria, com a certeza dos benefícios que trará para a sua vida e para o reino de Deus. Mesmo que a alegria seja uma reação contraria ao comportamento normal do ser humano em meio ao sofrimento como disciplina de Deus.

A alegria não e o que vira antes, pois a tristeza pode vir, mas a alegria e o objetivo a se conquistar. (v.11)

Com isso, a pessoa pode ajudar ao irmão que passa pelo mesmo acontecimento necessário, pois a situação e real em sua vida. Aquele que tem mais dificuldade pode se apoiar e ser auxiliado por aquele que resistiu e reagiu melhor a disciplina do Pai.

Todo este discurso destes versículos do capitulo 12, servem para os Cristãos se firmarem nos caminhos de Cristo e aqueles que não estão firmes tem os motivos corretos para voltarem e se firmarem. Mesmo aqueles que estão com dificuldades em suas vidas que dificultam a caminhada, podem se firmarem nestes princípios que o autor de Hebreus exortou-os.

Este trecho da carta do autor ao Cristão Hebreus é uma grande e importante exortação para os Cristãos sobre o sofrimento e a disciplina de Deus. Estes assuntos estão intimamente ligados pois servem para o aperfeiçoamento dos santos da igreja de Jesus Cristo.

BIBLIOGRAFIA:

- BOYD, Frank M. - Comentário do novo testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.

- CARSON, D.A. , MOO, Douglas J. , MORRIS, Leon – Introdução ao Novo testamento. São Paulo: VIDA NOVA, 1997.

- Ministérios RBC – Sofrimento: Por que Deus o permite?. Michigan/USA: RBC Ministries, 2007.

- JEREMIAS, Joachim – Teologia do novo testamento. São Paulo: PAULUS, 2004.



Gentilmente cedido para a SEARA URBANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente ae !!