Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de março de 2010

PACTO SOBRENATURAL

Mateus Feliciano
Coordenador

“— Ó SENHOR, meu Deus! — disse Abrão. — Como posso ter certeza de que esta terra será minha? O SENHOR respondeu: — Traga para mim uma vaca, uma cabra e uma ovelha, todas de três anos, e também uma rolinha e um pombo. Abrão levou esses animais para o SENHOR, cortou-os pelo meio e colocou as metades uma em frente à outra, em duas fileiras; porém as aves ele não cortou. A noite caiu, e veio a escuridão. De repente, apareceu um braseiro, que soltava fumaça, e uma tocha de fogo. E o braseiro e a tocha passaram pelo meio dos animais partidos. Nessa mesma ocasião o SENHOR Deus fez uma aliança com Abrão. Ele disse: — Prometo dar aos seus descendentes esta terra...” - Gênesis cap.15 vers.8-10;17-18

Essa história que aconteceu a milhares de anos atrás é muito interessante para a nossa vida.
Naquela época, o povo tinha uma forma bem exótica de firmar pactos e acordos que faziam entre si. Eles pegavam alguns animais, partiam eles ao meio e formavam 2 fileiras com eles, uma em frente a outra, formando um corredor de carniça. Então as 2 pessoas passavam nesse corredor firmando o pacto que tinha sido combinado anteriormente. Este ato era sagrado para as pessoas da época. Porque se algum deles quebrasse o pacto pagava com a morte.

Na história que está no livro de Gênesis (O principio), Deus propõe um pacto com Abraão para lhe cumprir a promessa em lhe dar uma grande extensão de terra, para que se estabelecesse ali com sua família e gerasse uma grande nação. Deus dá algumas tarefas para ele e Abraão obedece e faz o corredor de animais partidos ao meio. De repente, o sobrenatural.

Deus se manifesta através de uma tocha e um braseiro e passa no corredor firmando o pacto com Abraão, mas sem a participação de Abrãao. Deus faz a parte do rito do pacto dos 2 e não só a Dele. Deus cumpre a parte dele, e a nossa, que naturalmente não conseguimos cumprir, Ele paga por nós.

Em época de Ano novo, onde muitas promessas de mudança de vida, de acertos de comportamento são feitas por nós, qual a garantia que ela se cumprirá durante o ano? Quantas vezes já fizemos isto e acabamos, na maioria das vezes, falhando?

Deus deixa um conceito para nossa vida através deste pacto com Abraão. Devemos trazer para as nossas vidas. Deus é o único fiel e capaz de cumprir uma promessa. Abraão ou nós somos incapazes e infiéis a Deus e a nós mesmos. Mas isto não é o fim de tudo e sim o começo.

Devemos ter a atitude de Abraão em obedecer. Deus nos dá tarefas a cumprir que somos capazes e aptos a fazer, a parte mais complicada para nós, Deus se encarrega de fazer e cumprir. Esta é a segurança que hoje temos através da vida, morte e ressurreição de Jesus.

Deus enviou Cristo para fazer um pacto eterno conosco. Só temos que ouvir a sua voz, obedecer.O "restante"(o principal), Deus faz.

Se Deus te chama a trabalhar com os excluídos da nossa sociedade, ouça, obedeça e Deus se encarrega de sustentar.

Venha para a Seara Urbana !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente ae !!