Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de julho de 2010

ONDE ESTÁ A ESPERANÇA ?


Mateus Feliciano

Jonas cap.2 vers.1-5

1- Através da provação DEUS provoca a esperança
vs. 1

Jonas teve a oportunidade de através do amor, obedecer a Deus e poder ser utilizado na obra que Deus queria fazer com o povo de Nínive. Mas Jonas não quis obedecer a Deus e de forma ingênua tenta fugir de Deus.

Neste versículo Deus continua a trabalhar com a vida de Jonas e aqui especificamente começa através da provação, da dor, do sofrimento, a construir um caráter de um filho de Deus.

Jonas não tinha perspectivas de futuro e muito menos de uma vida séria com Deus, mas aqui o Senhor começa a mostrar a Jonas a necessidade que todo ser humano tem de estar ligado intimamente com Ele e de se tornar co-participante da maravilhosa obra de redenção da raça humana, feita por Deus. E aqui Jonas começa e ter a necessidade de esperança.

2- Através da oração, DEUS é valorizado e reconhecido como o detentor da esperança
vs. 2

O mar, na crença da época, era o símbolo do mal. Tinha criaturas marinhas que eram como monstros que não poupariam a vida de nenhum que caísse em suas garras. Jonas com esta cultura, é lançado ao mar e ali ele já começa a perder qualquer esperança de sobrevivência. Quando o peixe, que para Jonas provavelmnete era um monstro marinho desconhecido, engole Jonas, Ele perde toda a esperança de viver.

Mas como uma grande surpresa para Jonas, ele não morre e fica vivo durante três dias e três noites. Jonas sem saber exatamente quanto tempo está ali, percebe que já está tempo demais vivo em uma situação que para qualquer outro era morte certa.

Percebendo que ainda está vivo, Jonas lembra e reconhece que Deus está “por trás” de toda aquela situação e entende que a vida dele agora estava totalmente nas mãos do Senhor. Ele estava impotente para salvar sua vida e modificar a difícil situação em que se encontrava. Então ele ora a Deus e começa a se expor diante dEle, reconhecendo que a oração iria trazê-lo para perto de Deus e assim ele poderia começar a restaurar uma comunhão outrora perdida.

3- Através da confiança em DEUS, alcança-se a esperança
vs. 3-5

Neste trecho, Jonas se coloca inteiramente nas mãos de Deus, reconhecendo quem ele era e reconhecendo quem Deus é. Ele se entrega, na oração se expõe e se lança em Deus. Ele põe toda confiança em Deus.

E Deus responde a sua oração e assim ele percebe que Ele lhe dá a esperança de sair dali. Ele tem a esperança de em vida ter restauração com o Senhor, que comprova-se no verso 4 que Jonas queria encontra-lo no templo em Jerusalém.

Jonas confiou em si mesmo o tempo todo e não obteve êxito em nada. Mas quando colocou toda a sua vida e confiança em Deus, a esperança brota em seu coração e sua perspectiva de vida com Deus muda e toma novos e abençoados rumos.

CONCLUSÃO

Quando Jonas confiou em si mesmo e quis fugir de Deus, ele não tinha nenhuma esperança de nada em sua vida. Não tinham grandes perspectivas como um filho de Deus.

Mas quando através da dor, Deus colocou Jonas em seu devido lugar e tirou todas as perspectivas humanas de salvação, Jonas reconheceu quem é Deus e o seu poder e controle sobre tudo, e orou para o único que podia salvar-lhe a vida.

Jonas então se rende a ao Senhor, sua esperança é ativada e sua perspectiva de vida alcança plenitude em Deus. A visão dele torna o que o próprio Deus desejava que Jonas enxergasse, que a esperança é necessária e ela encontra-se somente em Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente ae !!