Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de julho de 2010

RECUPERAÇÃO FÍSICA



Mateus Feliciano

Coordenador

João cap.5 versículos 2-15

Um doente ao lado da igreja (vs.2-5)

O tanque de Betesda ficava ao lado do templo onde os judeus e fariseus iam costumeiramente. E neste tanque ficavam muitos doentes que acreditavam que um anjo ia se lavar ali e quem entrasse no atnque primeiro ficaria curado. Entre todos estes tinha um homem que estava doente há 38 anos. Todos que iam ali adorar a Deus, nunca fizeram nada por ele e nem por nenhum daqueles doentes. Por várias crenças, inclusive uma que dominava a cultura. Que quem adoecia era por causa de pecado. A cultura dá enfâse a evangelização da alma e pouco do corpo e da saúde física. Mas Jesus se preocupava sim com a recuperação física das pessoas e vai até lá para atender estas pessoas.

Jesus enfatiza a necessidade das pessoas (vs.6)

Jesus vendo a situação das pessoas, vai diretamente até ao homem que não anda e passa a vida em cima de uma maca por 38 anos. E Jesus quando fala com o homem pergunta a ele sobre a sua maior necessidade, pois Jesus sabe da realidade das pessoas e se interessa por elas.

Acomodado com a situação (vs.7)

O homem responde a Jesus deixando evidente qual era a sua maior necessidade, o que impedia-o de se relacionar com a sociedade e de poder ter o seu sustento. A doença não deixava ele viver.
E o homem achava que já tinha a solução para o seu problema, mas há 38 anos nada conseguiu com o seu jeito, mas insistia em permanecer ali.

Os religiosos e sua crença hipócrita (vs.8-13)

O homem é curado por Jesus num sábado e toma a sua maca e a carrega para sair dali. Os judeus vendo isso, questionam o homem e o repreende por fazer o que eles acreditavam que era pecado, sem se importar com ele mas com a lei. Mas o homem já por muitos anos estava doente e ficava ali ao lado do templo e nunca nenhum judeu procurou ajudá-lo em sua necessidade. Nunca se importou com ele. Mas quando o homem é finalmente curado e pode ter uma nova vida, os religiosos não gostam e vão contestá-lo. Mais preocupados com a religião do que com uma vida.

Jesus trata do pecado (vs.14-15)

Então com o homem já recuperado e tendo a sua vida de volta, ele vai até o templo para continuar com a sua vida de volta a sociedade. Jesus o encontra e sabe que o homem confia nele, pois Jesus foi o único que se interessou por ele realmente e sabe que o homem vai ouvi-lo. E assim Jesus fala sobre o pecado com o homem e diz que se ele se preocupava com a doença, ele deveria se preocupar muito mais com o pecado, que lhe traria uma condenação muito pior.

Gentilmente cedido para a SEARA URBANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente ae !!