Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de maio de 2010

DEUS PODE LIDAR COM O NOSSO PROBLEMA

Mateus Feliciano

Coordenador SEARA URBANA

É impressionante como temos dificuldades em lidar com os nossos problemas. As vezes até conseguimos lidar com algumas dificuldades que pra nós não são tão preocupantes assim, mas aquelas situações em que temos limitações, que são os nossos “calcanhares de Aquiles”, estes nós passamos por grandes aflições enquanto aquilo não se resolve.

Como cada pessoa é diferente, um problema que pra mim é muito complicado de lidar, pra outra pessoa pode ser mais fácil e vice-versa. Aí vai depender das nossas experiências anteriores, pois elas nos fazem “calejar” e vai criando em nós uma “casca” de proteção e assim podemos passar mais facilmente por esta situação difícil. Mas também pode acontecer de não nos acostumarmos com algumas coisas e ser um interminável tormento em nossa vida.

Isto também é realidade quando lidamos com os problemas de outras pessoas. Quando elas nos confiam suas vidas (ou parte delas) para que possamos ajudar de alguma forma. Por vezes conseguimos ajudar e a pessoa fica reconfortada e agradecida (as vezes não). Mas outras vezes, nós choramos juntos, oramos juntos, nos silenciamos juntos e não há conforto e solução para a pessoa que atendemos e confiou em nós. Pode acontecer também de não agüentarmos a pressão em nossos ombros por causa dos problemas das pessoas. Assim como pesa para o outro, também pesam muito para nós e não sabemos como agir e pensar.

Temos dificuldades em confiar 100% em Deus, em lhe entregar tudo que temos, tudo que somos, tudo que sentimos e pensamos. Será que achamos que Ele já tem muita coisa pra resolver e não teria tempo para cuidar do nosso “minusculo problema” ? Será que achamos que o nosso problema tem que piorar um pouco mais para que possa valer a pena Ele entrar em ação ? Será que achamos que já o perturbamos muitas vezes com o mesmo problema ?

Deus não é como nós. Até podemos nos parecer com Ele em alguns sentidos (Imago Dei). Mas Ele não tem essa nossa humanidade caída e corrompida e jamais tem dificuldades com os nossos problemas.

Acho que nós as vezes humanizamos Deus e O colocamos no mesmo baixo patamar nosso de seres humanos. Menosprezamos o poder que Ele tem e esquecemos de tantas evidências disto em nossas vidas, na natureza e na história.

Deus pode lidar muito bem com o nosso problema. Não há problema dificultoso demais para Ele e nem pequeno demais para que Ele não queira agir em favor daqueles que O buscam. Deus não tem uma agenda pra que você tenha que marcar com Ele um horário pra se tratar. Deus não tem um grupo de conselheiros para que possa consultar sobre a nossa situação antes de agir. Deus não está correndo pra lá e pra cá no céu, apressado, resolvendo os problemas do mundo e quando chegamos com mais um, Ele olha pra nós e dá aquela “bufada”, com uma cara de impaciente. Não, não é assim que Ele é.

É difícil de entender, mas Deus tem prazer em nos ajudar. Ele fica “torcendo” pra que nós O procuremos para lhe abrir a nossa vida, falarmos honestamente sobre a nossa falta de fé e confiança nEle, de chorarmos e pedirmos um colo pra agora, pois agora é que estamos precisando dEle.

É quando Ele gosta de manifestar o seu poder, que Ele se mostra quem Ele é, DEUS. Se não, Ele seria mais um ser humano comum e impotente, mais uma força do universo sem muito propósito.

Ele é Deus conhecedor de todas as coisas, amoroso que anseia em nos amar inteiramente, que perdoa e “esquece” com muita facilidade das nossas faltas. Ele pode lidar muito bem com o nosso problema. E nós precisamos lidar muito bem com quem Deus é, pra que experimentemos a boa, perfeita e agradável vontade dEle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente ae !!