Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de maio de 2010

PECADO

Mateus Feliciano

Coordenador SEARA URBANA

“Lava de toda minha culpa e purifica do meu pecado. Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue” - Salmos 51.2,3

Este salmo foi escrito pelo Rei Davi, que após cometer adultério com a esposa de um dos seus soldados e de planejar a morte do mesmo, foi advertido por DEUS pelo seu pecado através do profeta Natã.

“Lava de toda minha culpa...

Nós crescemos com nossos conceitos sobre a moral e ética segundo os padrões que nos foram ensinados desde criança em casa com a nossa família, na escola, na comunidade, na igreja e etc. E quando burlamos estes padrões interiores, sentimos o que chamamos de “dor na consciência”. Nem sempre esta culpa é pecado diante de DEUS. Mas o que é pecado perante Ele está definido na Bíblia e nos será revelado em uma comunhão com DEUS, que nos solicitará um arrependimento dos nossos pecados.

Ele consegue nos lavar de qualquer culpa que tenhamos pelo o que fizemos (Mt 9.6). Quem pode continuar a nos acusar da culpa do nosso pecado é o diabo e jamais o ESPÍRITO SANTO, pois DEUS é o único que consegue perdoar completamente o nosso pecado e não nos acusar mais daquilo. Ele é também o único que tem poder para perdoar pecados e limpar as nossas culpas.

... purifica do meu pecado...

O pecado que originariamente separou o ser humano de DEUS no jardim do Éden com Adão, hoje continua a nos separar de dEle todos os dias. Um Cristão tem o ESPÍRITO SANTO em sua vida que o alerta para os perigos do pecado, e quando este peca, sente-se muito mal pelo o que fez e se sente separado de DEUS. Quando pecamos ficamos tão tristes e envergonhados, que chegamos ao ponto de não querermos orar, de não querermos ler a Bíblia que é a palavra de DEUS, de não querermos ir à igreja e até mesmo de não evangelizar. Tudo, por culpa da separação que há entre o humano e DEUS, mesmo o Cristão não sendo mais culpado e condenado pelo pecado.

Mas sempre tentamos nos purificar confiando na nossa capacidade de vencer o pecado. Nos esforçamos para não pecar. Mas neste trecho, Davi pede pra DEUS purifica-lo do pecado, colocando a confiança desta tarefa a DEUS e não nele mesmo. Tentar nos purificar não pecando é como se fosse uma tentativa de auto-santificação. E por vezes nos decepcionamos com nós mesmos por não conseguirmos esta proeza. Com isso a nossa percepção de santificação fica distorcida e nos traz um peso ao invés de uma vida melhor.

“A santificação não é um NÃO para as coisas, mas um SIM para a paz, liberdade e comunhão com DEUS.” Israel Belo de Azevedo, Academia da Alma (Rio de Janeiro) (grifo meu)

... Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões ...

Devemos nós mesmos entender e reconhecer o nosso pecado. Não devemos esperar ou nos deixar levar pelo o que as pessoas dizem sobre o nosso pecado. As pessoas podem até reconhecer e nos alertar, mas perante DEUS não valerá de nada, se nós mesmos não reconhecermos o pecado que nós cometemos.

Não devemos esperar que algo exterior aconteça pra que possamos mudar nossas atitudes. As vezes ficamos dependendo de fatores que achamos que será a solução para o nosso pecado. Queremos que tenhamos condições financeiras melhor pra abandonar o nosso pecado, que outra pessoa nos peça perdão, que as pessoas sejam mais boazinhas conosco e tantos outros fatores externos que muitas vezes não nos ajudarão em nada contra o pecado.

A mudança deve ser interior. Deus vai trabalhar com as nossas emoções, com o nosso controle sobre elas, com o nosso caráter, com o nosso temperamento, com a nossa razão, enfim, com fatores que são mudanças no nosso “ser” e não nosso “ter”.

... o meu pecado sempre me persegue.”

O pecado é o que mais incomoda o Cristão em sua caminhada com Cristo. Temos tentações, provações, frustrações que nos desanimam, mas nada se compara com a força e o poder do pecado que está em nós e que domina os valores do nosso mundo. Quem não é Cristão deve sentir a mesma coisa, mas não sabe que é o pecado.

Temos que lembrar também que mais que uma ação isolada, pensamento e sentimento, o pecado é a natureza do ser humano. Todos tem o pecado em si desde o nascimento e independente se são Cristãos ou não. Portanto não temos como “lutar” contra o pecado, nós podemos fugir das tentações, suportar os sofrimentos e tudo isso será possível em uma estreita comunhão com DEUS através do seu filho JESUS CRISTO que irá agir em nós por meio do ESPÍRITO SANTO de DEUS.

Conclusão:

- Pedir para DEUS olhar para nosso interior e nos mostrar o que precisa ser mudado.
- Olhar pra dentro de nós mesmos e reconhecer os nossos pecados.
- Nos esforçarmos em entregar tudo para DEUS e resistir a tentação de nos esforçar para purificar a nós mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente ae !!